…do amor pelas 7 artes!

tarantino
Luz, câmera, ação…pronto já escolhi os meus.

Toda sexta eu e meu pai íamos à locadora, tinha direito a escolher quatro filmes que naquele tempo ainda era fita cassete, e assim começou minha paixão pela sétima arte.
Se o cinema é a sétima, quais seriam as outras seis?

Isso é uma harpa, tem os papéis com as notas você coloca embaixo e toca, pai já sei tocar Asa Branca. Flauta, teclado, nessa lousa mágica você desenha o que quiser, A viagem ao centro da terra de Júlio Verne, massinha de modelar, já esta na hora do ballet, mãe deixa eu cortar a calça para a apresentação.
Música, dança, pintura, escultura, literatura, teatro e cinema. Não existe uma hierarquia, o cinema é comumente conhecido como a sétima, mas a ordem vai por afinidade de cada um.

Sou apaixonada por arte em todas as suas diferentes formas, arte é suspiro, espanto, medo, sorrisos, lágrimas, a emoção que alimenta a alma.

Afasta o sofá, verifica se não tem ninguém por perto, escolhe aquela música que você gosta estilo quem canta seus males espanta super Xuxa contra o baixo astral, agora pega a escova, vassoura, esse é seu microfone, som no último volume, canta, dança como Maniac do Flashdance, gira, balança o cabelo.( Faxinas, What a feeling bein´s believin, flashdance é pouco para minhas perfomances).

Aí você me diz que não tem mais idade para fazer isso, que é coisa de criança, por quê? As pessoas ao longo da vida tendem a perder a sensibilidade, a ficarem mais frios, se esquecem de que já foram artistas, já batucaram com as panelas da mãe, riscaram a parede, fizeram esculturas de areia na praia, fez o lençol de capa e fingiu ser a tempestade do x-men, tinha cadernos de poemas, com A escrevo amor, participava de todas as apresentações do colégio até as com roupa de papel crepom…

A vida pode ser mais lúdica, é só uma questão de opção, como as cores em um filme do Almodóvar.

As coisas que me deixam mais frustradas na vida são: os lugares que ainda não conheci, os livros que não li, as músicas que não ouvi e os filmes que não assisti.

Rock, blues, clássicas, jazz, ah…o jazz, tempero para uma boa comida, já me disseram que eu sou uma velha-nova por gostar de cozinhar ao som de Frank Sinatra.

Que banda massa, como eu não tinha escutado isso antes. Sim, adoro que me mostrem bandas, você nunca sabe quando conhecerá sua mais nova banda favorita.

Muse, surgiu em minha vida em 2008 e de lá para cá ainda continua minha favorita, gosto pela mescla de rock com peso em solos fodásticos de guitarra, o clássico do piano e eletrônico, o vocalista é um artista daqueles completos toca mil e quinhentos instrumentos e tem um tenor inconfundível.

Porque todos merecem uma vida com trilha sonora, agora escolhe direito como já disse os Strokes: you only live once.
Experimentar, pessoas que dizem que não gostam de algo sem ter provado, escutado, conhecido me irritam.

O mundo é muito grande, agora imagine que cada pessoa é um mundo, e que cada mundo desses tem suas particularidades, escreve, cozinha, dança, canta…tem gente na porta, olha pelo olho mágico, não fui com a cara desse prato, e lá se vai a oportunidade de conhecer mais um mundo e saber se ia gostar ou não.

A arte em certos momentos pode ser egoísta, mas precisamos nos conhecer melhor, aprimorar nossos gostos, moldar a personalidade, para conhecer o outro.

Os livros nos dão o poder de ler pensamentos, seja um romance, suspense, biografia, consegue-se entrar na mente dos personagens, em suas mais profundas emoções, de quem escreveu, oi você esta na minha mente agora, vontade de tomar café. A manteiga derretida Maciel já chorou em final de livro.

“-Qual seu objetivo de vida?
-Me tornar imortal e, depois, morrer”.
Sabe o Godard, aquele mesmo da Mônica, esse é um diálogo de um de seus filmes, o meu predileto dele: À Bout de Souffle.

É a sétima mais para mim é a primeira, amo filmes, de todas as épocas, gêneros, com cores, sem cores.
Tenho uma queda por filmes antigos, bem antigos, de preferência preto e branco, do tempo que o enredo e a história eram bem mais interessantes que efeitos especiais. Acho que as atrizes ficam mais bonitas em preto e branco.

Diretores prediletos: como boa nerd George Lucas(Star Wars), como amante da filosofia, poesia e pensamento humano os franceses Godard(À Bout de Souffle), Truffaut( Les 400coups), Bergman( Persona), os violentos TARANTINO(todos), Kubrick(O Iluminado e Laranja Mecânica), Scorsese( Todos com De Niro e Hugo), Hitchcock( Psicose), Nolan( Trilogia Batman, Memento, Inception), David Lynch( ELEPHANT MAN-filme que mais chorei até hoje), Copola( Trilogia Godfather e Apocalypse Now), Woody Allen( Manhattan), Darren Aronofsky( Requiem for a dream e Pi), David Fincher( Fight Club)…

São tantos, Cinema Paradiso, Amélie Pulain, V de Vingança, Matrix, Flashdance, O Último Samurai, Moulin Rouge, O Grande Lebowski, Oldboy, Mary & Max, Wall-e, Up, como boa fã de Beatles Across the Universe, trilogia Hannibal, Brilho Eterno de uma mente sem lembranças…para quem também é louco por filmes recomendo a rede social criada por brasileiras para os cinéfilos de plantão, meu perfil:

http://filmow.com/usuario/milamaciel/
Lá tem meus mais de 1000 filmes já assistidos, prediletos e afins.

Sim, eu sou mulherzinha também, assisto comédia romântica tomando sorvete e me acabo de chorar em finais tristes.

Nada como um bom fim de semana de maratona de arte, música, livros, filmes, frio, cobertores e chocolate quente.

Enfim, um homem sem arte para mim é vazio. Arte te faz expandir a mente, se abrir de dentro para fora para o mundo, faz crescer o interior.

As sábias palavras de Da Vinci: “A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.”

PS: E esse post vai especialmente para minha priminha artista que tanto admiro! =)

…ao som da trilha sonora de Watchmen!

Deixe uma resposta

