…das boas coisas que herdei!

painho

Se me perguntarem uma boa lembrança da infância, direi: MELANCIA.
Ãh?Melancia?

Sempre que voltava do colégio e via Melancias na porta do Mercadinho era sinal que meu pai tinha voltado de viagem.
Me escondia embaixo da cama e ele ao chegar sentava tirava as botas e jogava a meia em mim, eu ria. Aqueles projetos enormes na mesa que eu não entendia nada, mas achava lindo, a pasta cheia de papeis, um troço engraçado que parecia um gancho.

Hoje tenho minhas próprias botas cheias de lama que aprendi a calçar e usar igualmente, meus projetos enormes, minha pasta e meu alicate amperímetro.

Não, ele não queria que eu fizesse engenharia, queria como sonho da maioria dos pais, que eu fosse médica porque achava a profissão bonita. Mas da genética e das coisas que herdamos não se tem como fugir, pai você vai ter uma filha engenheira e passar horas e horas conversando sobre obra, projetos, máquinas, equipamentos…

Mila, torce para o Bahia. Cof, cof, torci para o Bahia painho!
Sim, eu já era lesada desde pequena.

O amor pelo Bahia, pelos bichos, por viajar, pelo próximo, pelas simples e boas coisas da vida, meu pai tem daquele coração que cabe a Fonte Nova inteira em dia de BAVI.

Todo sábado íamos a feira comprar as verduras e frutas, certo dia, vi um cabrito lindo berrando na feira, painho que lindo o cabritinho, eis que chegamos em casa com um cabrito, cujo nome dei de Simba e dava mamadeira em uma garrafa de fanta adaptada com um bico. Papagaio, tartaruga, mico, gato, cachorro, cabrito, sempre amei animais, herdei dele, minha mãe que ficava doidinha.

Eu não sou daqui, Marinheiro só, eu não tenho amor, Marinheiro só, eu sou da Bahia, Marinheiro só…ele no violão e eu de badvocal, na minha formatura fiz uma homenagem desci com essa música e a linda bandeira do Bahêa #BBMP!

Chegou o parque na cidade, ele juntava as 300mil meninas que tinha na minha rua no carro e levava todas, e acha que ficava olhando? Ía junto nos brinquedos,bate-bate, bate-bate, e lá vai eu no colo dele, depois tinha sorvete para todo mundo.
E pergunto ao meu irmãozinho, me diz uma lembrança boa de painho da sua infância: quando ele levava a galera no fundo da courier para bater o “baba”(para os não baianos:futebol, pelada, racha), e pagava churros para todo mundo.

Painho, deixa eu fazer chuquinha nos seus cabelos e te pintar. Tem fotos que comprovam!

Batalhador, começou a trabalhar ainda jovem, bom desenhista, criativo, inteligente, bom contador de histórias, o que mais admiro é sua humildade e bom coração que trata a todos com respeito e por igual independente da cor, raça, profissão, chora Maciel, chora que é por um motivo bom, às boas memórias, amo demais meu painho, como queria dar um abraço bem grande, nem lembro a última vez que passamos dia dos pais juntos, mas aprendi com ele a correr atrás e batalhar pelos meus sonhos e objetivos que requerem difíceis escolhas. A saudade é grande e dói.

Meu pai, é um paiaço, ele leva sorrisos para as pessoas, trabalha com perfuração de poços artesianos, ou seja leva água onde nem o sistema de abastecimento de água chega, naqueles lugares que você nunca imaginaria que alguém poderia morar, valoriza o que para muitos é uma simples água na torneira, tira o cansaço das costas de carregar por quilômetros latas d´àgua na cabeça e esperar dia após dia a bendita chuva vos agraciar para garantir o pão do ano.

E a cada lugarzinho era uma festa quando Seu Luis chegava, me ensinou a valorizar as coisas simples da vida, a respeitar os cabelos brancos e que os calos nas mãos daquelas pessoas podem te ensinar muita coisa, que dinheiro pode ser importante, mas não é tudo na vida, que um muito obrigada e um belo sorriso mesmo sem nenhum dente pode ser o melhor presente que nenhum dinheiro pode comprar.

Um feliz dia dos exemplos, a meu pai, meus tios, meu avô, meus primos, e aos futuros pais.

…ao som de Frank Sinatra!

Deixe uma resposta

