…TEDxPelourinho, simplesMENTE(S) lindo(AS)!

Simplesmente lindo.

Simples Mentes lindas.

Em um ponto de Salvador, ansiosa como debutante em dia de aniversário, seis da manhã sem despertador ela acorda. Esconde-se embaixo das cobertas ouvindo aquele barulhinho gostoso de chuva, logo depois dá aquela espreguiçada demorada, levanta, abre a janela, cai uma chuva forte, fala para si: é bom para lavar a alma e trazer lindos arco-íris. Coloca U2 no último volume, suspira ao relembrar do show de abril, canta no chuveiro, toma aquele café quentinho e vai para um dos dias inesquecíveis da sua vida.

Faculdade de Medicina da Bahia, Pelourinho, os olhos dela brilham ao entrar naquele prédio com mais de 200 anos que guarda nas paredes muitas histórias, para um dia histórico para Salvador, dia 17 de setembro de 2011.

Seja bem vinda ao TEDxPelourinho. Qual seu nome? Pergunta a bela moça da recepção.

Camila Maciel.

E no meio do corredor estava ela parada cheia de conhecimento, a Bibliocicleta, estava curiosa para conhecer, foi paixão aos primeiros livros.

Belos olhos azuis, sorriso lindo e contagiante daqueles estilo sinônimo de felicidade, a primeira pessoa incrível do dia que ela conversa, Leticia Menger. A apresenta Sueide Kintê, a mestre de cerimônia, que vai fazê-la se arrepiar com a emocionante condução durante todo o TEDxPelourinho.

Esse é nosso espaço para gravar os vídeos.

Eu vou participar!

Nossa primeira palestrante do dia.

Luz, câmera, ação…

Olá, meu nome é Camila Maciel! Você já se perguntou quais são os problemas atuais do mundo? Além dos problemas, quem são as pessoas que estão nesse exato momento trabalhando para encontrar as soluções, onde e como? O facebook possui 750 milhões de usuárioS, imagine a quantidade diária de conteúdo trocado por essas pessoas, em sua maioria não acrescenta em nada e não contribui em nada para melhorar o mundo. Juntando todos esses pontos é que surgiu a ideia da WESolve!

A WESolve!… o resto vocês verão no vídeo no site, embolou no meio de campo estilo enrolar a língua, pode voltar? Não se preocupe, tem edição pode continuar. Tá!

Vamos entrar que já vai começar.

Seu lado Shakespeariano se apaixonou pela arquitetura lindíssima estilo teatros antigos.

Ela sobe as escadas, exuberante, Sueide Kintê faz a platéia se arrepiar, assim começou o TEDxPelourinho.

Mestre Moraes dá o passo inicial das palestras…e a cada palestra era como sentir o peito inflar de tanto suspiro e inspiração com as maravilhosas histórias das pessoas incríveis.

Coffee Breaks hora de chegar pertinho, compartilhar e espalhar mais e mais ideias.

Antigamente ela pensava que essas pessoas tinham algum poder especial e as colocava em um pedestal inatingível, aos poucos ela foi subindo, subindo e de repente estava olho no olho com os senhores e senhoras incríveis, e percebeu que eles são simples como eu, como você e dividem os mesmo desejos de todo ser humano viver em um mundo melhor, a única diferença que os deixam grandes é que eles não ficam parado e fazem e dão sua contribuição diária para nosso mundo.

As folhinhas verdes de Augusto Leal que representaram de maneira simples como unidos fica bem mais fácil de conseguirmos resolver os problemas do mundo. Com brilho nos olhos contou sobre seu apaixonante projeto da Bibliocicleta.

Pooja, que não sabia nada de português disse belas e verdadeiras palavras: eu não entendi nada do que ele disse, mas eu sabia que ele ama  e tem paixão pelo que faz por causa do brilho dos seus olhos.

As palavras de Pooja a lembraram da sua música predileta : What Feeling da Irene Cara: “ take your paisson and make it happen”.

Almoço delicioso na companhia maravilhosa da mãe de Ju, Zélia Fajardini, que teve o imenso prazer de conhecer, Rodolfo  e Rafael, muitas ideias trocadas e boa conversa.

A strip-palestra de Pierre Schurmann, empreendedor de sucesso, membro da primeira família brasileira a dar a volta ao mundo em um veleiro, começou a palestra de terno e gravata , terminou de bermuda e camiseta, contou sua incrível jornada a caminho da simplicidade.

Causos do TEDxPelourinho:

Valéssio Brito foi apresentá-la a Rodolfo de Sousa: Ela tem uma Startup.

Ah, você faz stand-up, comediante massa.

Quase que ela contava aquela do Português, o japonês e o brasileiro…

Dias antes do TEDxPelourinho, Leticia Menger divulgou no seu mural o  sensacional projeto  Girltank, curtiu muito.

Tara Roberts fundadora da Girltank contou em sua palestra sobre essa rede global de jovens empreendedoras de mudanças sociais abaixo dos 30 anos.

Nascida no interior da Bahia, estilo tabaroa da roça, como sua mãe a chamava, só entrou no curso de inglês ao entrar na universidade, mas por causa da rotina puxada do curso só fez 4 semestres e não concluiu, nunca tinha falado com uma americana na vida, mas estava morrendo de vontade de dizer que amou a Girltank e parabenizá-la pela incrível idéia. Fala, não fala, o máximo é a Tara não entender as palavras, mas é só dar um sorriso que ela vai entender.

E para sua surpresa a primeira coisa que Tara pergunta é se essa menina de Senhor do Bonfim é americana.

Ela brincou que o inglês assim é porque ela assiste muitos filmes americanos (fato, agradeço aos meus professores de inglês: filmes, seriados e gosto por bandas inglesas).

Tara esta a procura de mulheres brasileira com o perfil das líderes que formam a Girltank, pediu a ajuda dela caso saiba de alguma, mas essa menina disse que é engenheira eletricista e a maiorias das pessoas que conhece são homens.

E as palestras iam seguindo, mais e mais simples e belas ideias iam sendo espalhadas para o mundo…

Aroldo Macêdo, irmão de Armandinho, filho de Osmar, contou a história da guitarra baiana, fez a platéia se arrepiar e cantar junto: “Ah!Imagina só que loucura essa mistura, alegria, alegria  é o estado que chamamos Bahia de Todos os Santos, encantos e axés…”

 A cada palestra confirmava o que já sabia, qualquer um pode ser grande que nem essas pessoas incríveis é só ter determinação, força e garra para lutar e um sorriso enorme de agradecimento pelas simples conquistas diárias que fazem nossa vida feliz.

E nas últimas palestras duas grandes mulheres a emocionam tanto que não conseguiu segurar as lágrimas.

A surpreendente história de superação, determinação e vontade de viver da grande mãe de gêmeos, dona de um lindo sorriso, primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha nas paraolimpíadas de Pequim, Verônica Almeida, foi aplaudida de pé.

Cecilia Amado contou sua história com os Capitães da Areia, neta de Jorge Amado, foi conhecer de perto os verdadeiros capitães que moravam nas ruas de Salvador.

No processo de seleção para encontrar os personagens que seu avô conviveu perguntou qual era o sonho dessas crianças: conhecer meu pai, ouvir minha mãe dizer que me ama, dar uma casa para minha mãe, querer aparecer, querer ser importante, querer ser alguém.

E as lágrimas rolavam e rolavam, a memória da gente é forte para relembrar momentos marcantes, e quem tem coração mole não consegue segurar as lágrimas.

No final ela fez um convite: quando vocês estiverem na rua e forem abordados por uma criança, deixem de ter medo, perguntem: qual o seu nome? É o primeiro passo para ela ser alguém.

De pé e com os olhos cheios de lágrimas a aplaudi e só pensava, preciso abraçá-la e dizer: eu faço isso. Cheguei a pensar que Cecilia tinha lido meu post anterior que falei exatamente isso sobre as crianças.

No final tive a honra de abraçar a neta de um dos escritores que me fez ter amor à leitura e escrita.

Parabéns aos organizadores, palestrantes que fizeram o dia 17/09 um dia inesquecível na vida das pessoas que compartilharam do TEDxPelourinho e histórico para Salvador. Um honra imensa ter tido a oportunidade de presenciar e fazer parte disso.

Os maiores presentes que a gente ganha na vida são as pessoas que conhecemos, nos marcam tanto que levamos para sempre conosco.

O sorriso de uma criança é o mais puro e belo símbolo que representa a felicidade. Simples como o TEDxPelourinho nada descreve melhor a minha emoção do que uma criança quando ganha o presente que sonhou e pediu a Papai Noel, os olhos brilham como estrelas, coração acelera em ritmo de batuque baiano, e o sorriso é do tamanho do mundo.

Obrigada TEDxPelourinho por ter me dado muitos presentes que levarei para sempre na minha vida.

E que venham muitos TEDxPelourinhos!

Todos os detalhes das 16 palestras maravilhosas, inspiradoras, sensacionais, incríveis, marcantes e todas as palavras do gênero estão muito bem escritas no blog da página do TEDxPelourinho, e também estarão disponíveis em vídeo em breve na página e no site do TED assim como as ideias dos convidados!

…ao som de U2!

2 Respostas to “…TEDxPelourinho, simplesMENTE(S) lindo(AS)!”

  1. Eliene Says:

    ADORO LER SEUS POSTS. TEM SEMPRE ALGO A ACRESCENTAR. LEGAL A FORMA Q VC ESCREVE: DIZENDO TRILHA SONORA, BARULHO DA CHUVA, SUAS IMPRESSÕES., ATÉ PARECE Q TOU LENDO UM LIVRO DE LITERATURA INGLESA. MTO BOM!!! SEMPRE QUE POSTAR ME AVISE NO ORKUT OU NO MEU FACE(IH NÃO TE ADD!!!). FAÇO QUESTÃO DE LÊR. BOA SORTE NOS SEUS PROJETOS!

  2. Camila que lindo seu texto! Voce é uma pessoa muito especial, nos do TedxPelourinho so temos muito a agradecer a sua presença e a sua energia contagiante!
    Ano que vem contamos com voce pra ajudar na organização,oke

    Beijos

    Leticia Menger
    Host TedxPelourinho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: