…Press Start to Play!

Todo jogo só começa quando  alguém aperta o start.

No dia 10/09 no Santo Antônio Botequim da Barra foi realizado o primeiro Startup Meetup Salvador.

O cenário brasileiro atual de Startups é promissor, ideias inovadoras surgem a cada dia, devido ao mercado crescente dessa área e o incentivo em fortalecer esse ecossistema essas novas ideias possuem muito mais chances de tornarem-se realidade.

Eventos voltados a fomentar essa cultura de empreendimentos inovadores são cada vez mais freqüentes, como: Startup Weekend Campinas, Startupfarm, BrNewTech, entre outros e os Meetups.

O primeiro Startup Meetup brasileiro foi dia 26 de fevereiro de 2010 em Belo Horizonte, desde então várias cidades já tiveram suas edições como: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife e Porto Alegre.

Ontem Salvador deu seu start nos Meetups, e entrou para o time das cidades brasileiras que realizam esse novo tipo de evento. Em um ambiente agradável, com clima descontraído no melhor estilo baiano, o qual facilitou e estimulou o diálogo entre os participantes.

Cada participante recebeu uma identificação com seu perfil: Curioso, Empreendedor, Empreendedor com Startup, Incubadora, e em que área seu perfil se enquadrava: negócios, técnico ou design.

Foi realizada uma dinâmica para estimular o máximo de networking e troca de ideias entre todos, cada um continha em seu crachá 3 números que correspondiam a sua mesa em cada rodada, depois de um tempo, muitos cartões, novos conhecimentos, boa conversa, troca de ideias, feedbacks, todos trocavam de mesa e aumentavam a cada rodada seu networking.

Um das melhores coisas desse tipo de evento é o fastfeedback, cada um conta sua ideia, empreendimento, experiência e recebe imediatamente vários feedbacks, como não tem aquele pedestal de distância as pessoas ficam mais a vontade e estimuladas a dar opinião, o diálogo frente a frente facilita. Diferente dos eventos formais com palestras “frias”, o estilo Happy hour quebra o gelo, faz as pessoas terem um contato mais próximo, uma mente relaxada flui ideias mais facilmente.

Para Startups que ainda estão se desenvolvendo é muito importante o feedback de empreendedores experientes, como também para aqueles que só tem uma ideia, você nunca sabe o quão boa pode ser sua ideia se não compartilhar com alguém, trocar ideias não custa nada e faz muito bem, opiniões construtivas oriundas de uma boa experiência devem ser aproveitadas e  espalhadas.

 Tão importante quanto networking são as possibilidades de negócios e parcerias, tivemos uma parceria formada, o pessoal da LOUPBr se interessou no meu projeto da WESolve! e vamos desenvolver minha ideia. Mais uma Sartup brasileira e baiana em crescimento.

Salvador precisa de eventos relacionados a Startups que incentivem a disseminar a cultura de empreendimentos inovadores e preparem o empreendedor para esse novo mercado, o baiano é criativo por natureza. Precisamos repassar esse tipo de conhecimento, temos boas universidades com cursos tecnológicos com oportunidades de nascer  ideias inovadoras.

É preciso dar o primeiro passo, e foi dado mandamos um recado para o Brasil: ei, nós também temos Startups em Salvador e vamos crescer junto com esse mercado.

Tivemos a presença do pessoal  do grupo LinguÁgil, Implementar, Incubadora da Unifacs, startup incubada na INOVApoli, estudantes e vários empreendedores, inclusive um dos participantes foi ao Startup Weekend Campinas e contou suas experiências.

Eu, Camila Maciel da WESolve!, Juliana Fajardini e Bruno Silva da #crossjoin, André Paraense da Mobwise, que não pôde comparecer ao evento, mas foi imprescindível na organização do mesmo, agradecemos à presença de todos que fizeram do primeiro Startup Meetup Salvador um sucesso. Até o próximo!

página no face: http://www.facebook.com/pages/Startup-Meetup-Salvador/233176506725051

twitter: @salvadormeetup

…ao som de Beatles!

2 Respostas to “…Press Start to Play!”

  1. Parabéns a toda esta galera! Dar o primeiro passo sempre é mais difícil, e terem dado este passo fala muito sobre vcs.

    Parabéns novamente. E podem contar com a galera do LinguÁgil para ajudar no que for preciso.

    Forte abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: