…TEDxPelourinho!

“Simples – é sempre a melhor escolha mas a mais exigente: exige disciplina,  foco e muita vontade.” (Stephen Kanitz)

Esse post merece trilha sonora, clique aqui: Oasis-Whatever. Já esta tocando? Essa música da vontade de abrir os braços, e cantar bem alto: I´m freeeee to be whatever I. E a letra se encaixa muito bem com o maravilhoso evento que vocês irão apreciar nas próximas muitas linhas, eventos assim me deixam inspirada. Levantou os braços, cantou?  Deixa a música rolando,  agora pode começar a ler.

Fui surpreendida ontem com a ótima notícia de que dia 17 de setembro teremos aqui em Salvador na Faculdade de Medicina da Bahia no Pelourinho o primeiro TEDx do nordeste. Para quem ainda não sabe o que é  o TEDx:


Fonte: TEDxPelourinho

Conheça os palestrantes do TEDxPelourinho:

André Gardenberg – Autor da exposição “Arquitetura do Tempo”, onde retrata diversas personalidades privilegiando o que há de verdadeiro e vivo em cada .

Augusto Leal – Designer e presidente do Instituto Alvorada, organização dedicada à articulação de projetos voltados ao desenvolvimento comunitário, educação, arte e sustentabilidade.
Cecília Amado – Seu primeiro longa-metragem foi “Capitães da Areia”, baseado no romance homônimo de Jorge Amado. Os atores da obra foram de oficinas culturais de ONGs que atuam na periferia soteropolitana, como o Olodum, o Ilê Aiyê e o Projeto Axé.
Diego Badaró – Produtor orgânico de cacau. Fez sucesso após voltar a produzir da maneira simples dos seus antepassadosl. É fundador do conhecido e premiado chocolate Amma, primeiro chocolate premium brasileiro.
Fábio Rosa – Empreendedor social internacionalmente premiado e apontado pela Harvard como uma das 80 maiores autoridades em energias limpas no mundo. Teve sua vida retratada no documentário “The Sun Shines For All”, de Robert Redford.
Isaac Edington – Diretor Presidente do Instituto EcoD. É criador e publisher do premiado Portal Ecodesenvolvimento.org.br considerado, hoje, o maior provedor civil de conteúdos sobre sustentabilidade da internet brasileira.
Letieres Leite – Premiado maestro e músico de carreira internacional. É fundador da Orkestra Rumpilezz e da maior e mais moderna escola de música popular da Bahia, a AMBAH – Academia de Música da Bahia.
Makota – Mestra Educadora e fundadora do bloco afro Ilê Aiyê. Assessora da Nengwa Nkisi (Mãe-de-Santo) é uma referência para as comunidades negras de Salvador.
Maria Eugênia Milet – Fundadora e Supervisora geral do Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA), cuja missão é provocar nas pessoas atitudes transformadoras de si e da sociedade em que vivem por meio da arte-educação coletiva e comunitária.
Mestre Moraes – Presidente e fundador do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP). Professor de Inglês, Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia e doutorando em Cultura e Sociedade pela mesma Universidade.
Negra Jhô – Faz trabalho social na sua comunidade, fez congelados, fez faxina, foi destaque de bloco carnavalesco, de bandas afro. Hoje possui um salão denominado de Negra Jhô.
Pierre Schürmann – Empreendedor de sucesso com formação e carreira nos EUA. Lidera empresas e projetos inovadores nas áreas de Marketing e Mídia. Ficou conhecido mundialmente por ser membro da primeira família brasileira a ter dado a volta ao mundo em um veleiro.
Reinaldo Pamponet – Ex-executivo na Microsoft, ele usou as lições de Bill Gates para transformar a vida desses jovens. Na Eletrocooperativa, a ONG que criou em Salvador, o ex-executivo fez inclusão digital pela música.
Fonte: TEDxPelourinho


Simples atitudes fazem a diferença, pequenos gestos constroem grandes coisas.

E foi com um singelo e grande Obrigada que colocou um sorriso enorme no meu rosto que  comecei o dia de hoje.

Leticia Menger, a host do evento veio me agradecer por ter comentado ontem no mural da página do TEDxPelourinho, e quando disse que ia escrever sobre o evento, me cedeu gentilmente material e se ofereceu para caso eu precisasse de mais informações.

Coloco o TEDx como um dos melhores e maiores eventos mundiais que deve ser repassado, feito e refeito no mundo inteiro, nunca pensei que a host de um evento desse viria me agradecer por meu singelo comentário. É isso que precisamos: humanização, tocar o próximo, entrar em contato com as pessoas, admirei a atitude, agradecer a uma mera desconhecida, essa pessoa merece meu respeito e como ela me disse o TEDx é nosso, e vou fazer o que puder para dar minha contribuição e contar aos quatro ventos bem alto: VAMOS TER UM TEDx EM SALVADOR. E como boa baiana, completo: vai ser massa.

Como é um evento sem fins lucrativos, eles estão precisando de empresas que queiram patrocinar, necessitam de apoiadores para gastos como coffee break e som. Algum leitor que souber de alguma empresa, por favor entre em contato comigo.

A Bahia precisa de eventos assim, nós somos um berço cultural e histórico imenso do Brasil, o baiano tem criatividade e ideias no sangue que precisam ser compartilhadas.

A Leticia faz jus ao tema Simplifique, sou adepta das pequenas ações diárias, é dos detalhes e simples gestos que juntos fazem os grandes momentos da vida. Um obrigada, um bom dia, boa tarde, boa noite, um sorriso, um lenço para uma lágrima, um incentivo, um elogio, uma nova árvore plantada, uma ideia compartilhada, um conhecimento ensinado, um abraço apertado, um beijo na testa.

Simples gestos, grandes atitudes.

Todos os palestrantes são dignos da mais alta admiração, pessoas que se inquietam com o nosso mundo e não ficam na janela da vida esperando atitudes, eles fazem algo para torná-lo um lugar melhor.

Vamos tornar visível, o que já é tido como normal e imperceptível. É como aquela propaganda em que deixam uma criança bem vestida sozinha, e as pessoas se importam, pára para ajudar, enquanto que a mesma criança mal vestida como um menino de rua se torna invisível. Pronto chorei. Algum de vocês já parou para conversar com alguma dessas crianças? Eu tenho mania de fazer isso às vezes. Experimente você vai dar bem mais valor ao que tem e reclamar menos da sua vida.

Quero muito ser um dos privilegiados a ser contemplado com um convite.

Acabei de fazer minha inscrição, vos deixo minhas respostas:

Por que você quer participar do TEDxPelourinho?

Porque eu sou uma das pessoas que se inquietam com o nosso mundo e não ficam na janela da vida esperando atitudes, eu dou minha contribuição diária para torná-lo um lugar melhor.

Acho que conhecimento e experiência de vida são coisas que devem ser compartilhadas e espalhadas.

Sou uma pessoa que sempre buscou conhecimento e ralou muito para isso, atualmente sou mestranda em sistemas de potência na UFBA e pesquisadora do CNPq.

A vida é feita de momentos compartilhados e das pessoas que você conhece, acho que o TEDx será uma experiência única e ímpar na minha vida.

“SIMPLIFIQUE” Apresente uma idéia criativa e inovadora que merece ser espalhada.

Simples gestos, grandes atitudes. Que tal um bom dia, boa tarde, boa noite, um sorriso meu. Eu faço minha vida feliz das simples conquistas diárias e pequenos prazeres grandes momentos, isso merece ser espalhado. Mas, se eu disser que minha verdadeira ideia criativa é uma rede social inteligente para resolver todos os problemas do mundo, vocês vão me chamar de maluca, mas é a mais pura verdade.

E que de tão simples chego a pensar: como ninguém fez isso antes? Eu estou fazendo, essa ideia virou uma startup e em breve lançarei a versão beta e gostaria muito de compartilhar dessa minha ideia inovadora.

Os grandes feitos são realizados pelos inquietos que não se acomodam e muitas vezes tidos como malucos.

Quem gostou pode curtir a página no Face: TEDxPelourinho

Ou seguir no twitter: @tedxpelourinho

As inscrições podem ser feitas por aqui: http://www.tedxpelourinho.com.br/2011/convites

…ao som de Oasis!

2 Respostas to “…TEDxPelourinho!”

  1. Dez,ameiiii!!!Parabéns

Deixe uma resposta

