…Pití? Não, PITCH!

Como uma criança que ainda está aprendendo os primeiros passos e encontra em seu caminho uma bola de baseball, a segura firmemente, da uma desequilibrada e arremessa bem longe. É dado a startup, e que o jogo comece.

Isso descreve de forma sucinta como me senti com a quantidade de novos conhecimentos nos primeiros dias do curso de empreendedorismo tecnológico realizado pela Inova Poli da UFBA e muito bem ministrado por André Paraense.

A universidade que fiz minha graduação mesmo sendo altamente conceituada como um dos melhores cursos do Brasil não desenvolve o lado empreendedor dos alunos, por isso nunca tive contato direto com o mundo do empreendedorismo e da inovação.

Foi paixão ao primeiro pitch, sempre fui de viver no mundo das ideias, mas sem fugir a realidade. Com diria mainha: ô menininha pra ter ideia. Era no fundo meu lado empreendedor gritando: ei, é por esse caminho.

Pitch é uma analogia à jogada do baseball, é aquele curto momento que você tem para jogar sua ideia na cara do investidor. Outra forma de entender é o pitch elevator , imagine que você entrou no elevador e deu de cara com aquele investidor potencial para sua startup, é a hora do seu pitch você tem do primeiro ao décimo andar para demonstrar qual é sua startup e o principal chamar a atenção do mesmo para um segundo encontro e possível investimento.

Acho que as universidades, como a minha da graduação, mesmo sendo altamente conceituada falta incentivar o lado empreendedor e inovador dos alunos, não só de conhecimentos já consolidados é que se faz o mundo, se não só teríamos Charles Chaplins em Tempos Modernos, máquinas humanas fazendo sempre a mesma coisa.

Facebook, twitter, celular esse povo não me deixa escrever, e  aprendi que possivelmente os investidores que assistirão meu futuro pitch também  poderão estar distraídos com tais coisas. Relevante, Maciel, você tem que ser relevante: Ei, meu conteúdo é bom preste atenção!

Modelo de negócios, Customer Development,  Proposta de valor, Produto Mínimo viável, pitch(e eu só conhecia pití de baiano), Eric Ries, Steven Blank, …uma gama de novos conhecimentos e a tal  da startup.

Para Eric Ries uma startup é uma instituição humana para entregar um novo produto em condição de extrema incerteza.

Para Steven Blank é uma organização criada para encontrar um modelo de negócio repetível e escalável.

Tudo junto e misturado, a tal da Ana workaholic, eu e minha mania de não parar compraria as comidinhas de Ana.

A história da Mobwise e sua proposta altamente promissora.

Sempre admirei aqueles que não tem medo de arriscar, que arregaçam as mangas e fazem, se erram, aprendem com os erros, mas não se deixam abater, levantam a cabeça e continuam. Aqueles que contribuem com algo além de plantar uma árvore, as pessoas que fazem a diferença, os empreendedores.

Eles não são de outro planeta, ou diferentes, qualquer um pode ser é só ter força de vontade, engajamento, e correr atrás da transpiração.

Uma Big Idea sem ação não passa do papel.

Conhecimentos explanados, pesquisados com afinco posteriormente ( mal de pesquisadora, sempre quer saber mais), próxima aula mão na massa, como diria o poeta ouço esqueço, faço aprendo.

Uma engenheira eletricista, um quase engenheiro civil, um no meio do caminho pra ser engenheiro mecânico dividem a mesma sala do curso aprendem esses conhecimentos, mal sabiam eles que no próximo encontro o tempo-espaço faria o seu ponto de inicio no mundo das startups, se tornariam sócios e empreendedores de uma Big Idea.

Ps: Esse foi o primeiro post do meu novo blog em conjunto com meus sócios, faz parte do curso de empreendedorismo tecnológico e lá divulgaremos toda nossa caminhada pelo mundo empreendedor das startups.

Ps2: fui futucar o site do groove bar, um barzinho daqui de ssa que é super minha cara( tem show de banda cover dos Beatles, dai vc já tira) que eu não encontrei ninguém pra ir comigo até setembro,  dia 09/07 vai ter show de uma banda cover de U2, e por coincidência exatamente no dia que completa 3 meses que fui ao perfeito show deles e eu completo 25 aninhos de vida. Alguém quer ir comigoooo???

Ps3: Gente 85mil visitas já =O Muitoooo, muitooo obrigada à todos os meus leitores pelos suspiros e devaneios. Vocês não sabem o quanto adoro receber os e-mails e comentários.

…ao som de U2!

Uma resposta to “…Pití? Não, PITCH!”

  1. taisandrade Says:

    Na área da saúde é a mesma coisa,prima. Saimos da universidade sem noção de empreendedorismo, sendo que hj em dia, não existe mais paciente e sim cliente! Muito bom seu post. Amo vc!
    ah,e adoraria ir ao show cover do U2, mas enzo ainda não me permite. rs Divirta-se por mim.
    te amo

Deixe uma resposta

