…levantou poeira!

“Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.”
Clarice Lispector

 

Estradas….acho que pelo fato de quando eu era pequena e meu pai me  levava com ele nas viagens, a trabalho e quando não era também, pelos  quatro cantos da Bahia que eu tenho um imenso prazer,satisfação,sei lá o que em me aventurar por lugares desconhecidos, dos mais diversos tipos.
Depois de Irecê, arruma de novo a mala  Maciel…700km+900km+340km+650km….e tome km rodado…se existesse milha em buzão eu tava feita.
E vamos ao oeste baiano visitar papi…Barreiras!
Tem onda mas não é mar… aqui é rodeado pelos mais belos rios inclusive o Vei Chico.

O tal do rio de ondas,cervejinha,sinuquinha,a tal da Cutia feita pelo veio, e a muqueca de peixe,paisagens lindíssimas, lugares remotos que vc nunca imaginaria que moraria alguém e lá foi eu brincar de ser engenheira…ah que me vem o brilho nos olhos quando estou a trabalhar com o coroa, ele me explica com tanto prazer as coisas e eu fico feito criança quando aprende brincadeira nova.


E  lá vamos nós rodar pelos 4cantos da região oeste e mais e mais km…até levar o carro eu levei,fazer Rally dos Sertões é comigo mesmo,cada atoleiro q vc puxa aquele pqp fudeu bem lá do fundooo…um dos lugarejos que a gente foi fazer o projeto nem luz elétrica tinha ainda, o pessoal tava indo
buscar água em um lago a mais de 5km a pé, e o lago já estava secando pela falta de chuva.Mas ai vc pensa como diaxo vai fazer esse sistema de abastecimento de água sem energia elétrica?
Algumas coisas na vida o dinheiro não pode comprar pra todas as outras existe oléo diesel. Isso mesmo a bomba do motor do poço funciona a óleo diesel.Achei massa o funcionamento.

O projeto é feito pegando primeiramente cada casa que vai ser favorecida marcando os pontos com o GPS o massa são os nomes dos donos da casa seu Doquinha,Ibeneza,Zefina,Vilson,Verim…e quando dizemos que vai chegar água encanada o sorriso na maioria deles faltando algum dente mas de uma alegria tão sincera que o dente é o que menos importa  pra o sorriso ser belo.Subi ou melhor escalei um morro de 40m pra pegar o ponto onde vai ser colocado a caixa d´água levei uma queda do carai na subida meu pé derrapou nas pedras quase q eu ia parar na casa do chapéu, cai de bunda no meio dos matos ralei meu braço todo e a coceira dos mato?
Mas só presta assim com emoção…
A vista de lá de cima valeu a queda.
E nada como ouvir: eita Luis que sua filha vai ser uma engenheira retada!!!
Isso é quase como uma engenheira  foda!!!!
E no meio dessa história até uma irmã eu ganhei, nasceu agr em dezembro e não é da minha mãe e nem da mãe de Thiago…e meu pai bota mais um filho no mundo, ou melhor filha, Amanda.

Voltando a roça…no segundo dia desse vilarejo tivemos que dormir na roça mesmo e ainda fomos até pra casamento.
Não teve pai da noiva armado nem gente de roupa quadriculada, mas um povo mto simples, rico de alegria, humildade e simpatia.Dancei até meus pés cansarem, e a poeira subir.E num me convidaram pra tomar um refrigerante no outro dia…achei tão bonitinho acho que foi a melhor cantada q já ganhei super educado, se eu n tivesse que ir embor a tão cedo no outro dia tinha aceitado o convite.
E no outro dia pescaria…menina peguei um peixe pense num bichão  pequenininho enooooooorme.

Sabe aquele gostinho bom de aproveitar o máximo dos momentos,dos lugares , das pessoas,de vc tá fazendo algo útil, de boas experiências, de estar em contato com os mais diversos pensamentos, ver de perto a cultura do lugar e aprender coisas novas, de saber respeitar os costumes antigos enfim conhecer,conhecer…eu nasci pra me mexer,movimento,estradas,
temperos,pimenta,cheiros,lugares,pessoas…nada de ficar parada…e vamo arrumar a mala que amanhã tem mais 900km…

Atravessar a Bahia de oeste a leste, ver a Chapada, comer churrasco quando for abastecer em Carne Assada(quem nasce em Carne Assada é o q?)e seguir caminho pra ver a linda Baía de Todos os Santos Encantos e Axés em Salvador.
…ao som de Blindside!

Deixe uma resposta

