…Coelhinho da Páscoa q trazes p/mim?!

ovo-de-pascoa

Detesto  SCF(Síndrome Campinense de Feriados e Fds ) parece q aumenta a saudade q tenho de casa, por lembrar q todas as minhas amigas e amigos estão em Bonfim. Semana Santa então é a q consegui me arrancar mais lágrimas de saudade, esse ano já se vão três q não posso ir p/ meu lar doce e achocolatado lar,a única coisa q comi nessas 3 últimas semanas santas foi livro ainda ganhei alguns ovos e barrinhas mas esse ano necas de nada, nem um daqueles ovinhos michurucas foi até bom pois estou proibida temporariamente de comer chocolate preto e ovo bom é ovo preto nenhum preconceito contra os brancos mas desculpando prefiro os pretos.O que ta amenizando e dando uma aliviada nos pensamentos é q me mudei esses dias parcialmente p/ casa da marida.Não,eu não sou a única doida q ficou aqui,acreditem ontem eu e mais 5 pessoas passamos a tarde e parte da noite em uma mesa…estudando.Em pleno sábado?isso isso isso…o papa feriados dessa vez é Máquinas Elétricas(matéria mais dificil do curso inteiro) nunca vi tanta loucura reunida na minha vida acho q nem Freud explicaria tanta viagem,tem q ta mtooo lombrado p/ conseguir entender aquele negócio direito mas a gente vai tentando como não pode ,e  haja novas teorias.Mas enfim deixando os livros de lado e voltando ao saudosismo, a essa hora minha mãezinha deve estar fazendo aquele super almoço com bacalhau, minha amigas estão ligando umas p/ as outras p/ marcar de tomar vinho agr a tarde, meu irmão deve estar devorando o ovo de Páscoa dele e minha mãe aos berros : Menino larga esse chocolate ta perto de almoçar!…trocaria todos os ovos q eu ganharia, todos os vinhos q eu tomaria se estivesse lá só por uma abraço da minha mãe…já se foram 3 meses longe de casa…longe dos gritos de :Mila vai lavar os pratos! de tantas e tantas coisas, nada no mundo se compara a cheiro e aconchego de casa de mãe, aquele abraço q faz vc se sentir a pessoa mais segura do mundo…e as lágrimas insistem em cair, é inevitavel ,pq saudade dói tanto?Coelhinho da Páscoa que trazes p/ mim?Saudade…mto provavelmente ano q vem tb não poderei ir de novo pois estarei no meu último semestre da universidade…a gente não pode agarrar o mundo com as duas mãos no máximo uma taça de vinho e um ovo de páscoa…e por falar neles…

Estava eu cá com meus botões a pensar sobre isso e hj em dia virou mais um modismo  e mercado do q o simbolismo cristão realmente do trocar ovos , a grande maioria não sabe o pq esta dando um chocolate mais caro só por ter  mudado o formato de barra p/ ovo, fica mais um Maria vai com as outras e o q fez o comercial mais bonito vende mais ou seja se estamos na semana santa então devemos comprar ovos de páscoa pq a tv mandou e o vizinho tb vai comprar, sinceramente preferia as 5 ou mais barras q equivaliam ao valor. Mas enfim vamos ao real motivo de tantas pessoas serem induzidas a dar ovos atualmente, nada como a história pra nos contar :

Até o século XV não existiam registros nem costumes ligados à Páscoa, mas popularmente se diz que os primeiros povos a presentear com ovos foram os missionários e os cruzados, na Europa ocidental.

Povos medievais pintavam os ovos de vermelho para representar o sangue de Jesus Cristo.

Com isso, os cristãos passaram a adotar a ideia, que se tornou uma tradição de sua cultura.

Porém, a China também tinha o hábito de presentear com ovos de pata, pintados, como celebração à vida. Mas estes não eram cozidos, não eram para o consumo.

O ovo se tornou símbolo da vida em razão da sua capacidade vitalícia. De dentro de uma casquinha tão frágil, recheada de clara e gema, sai um ser vivo. Através da ciência, foi comprovado que é uma célula e, portanto, origina vida.

No antigo Egito, na Grécia, em Roma e na Pérsia, era comum o consumo de ovos cozidos durante as festividades. Um marco desse costume era a chegada da primavera, onde as pessoas os pintavam com flores e elementos da natureza, para dar de presente.

Ao longo dos anos, o ovo passou a ser reconhecido como o princípio da vida, um elemento cristão que representa a ressurreição de Jesus Cristo.

O rei da Inglaterra, Eduardo I, passou então a presentear a realeza com ovos banhados a ouro e decorados com pedras preciosas.

Curiosamente, as pessoas foram mudando os ovos, dando a eles características mais bonitas e ricas, além de recheios saborosos, para presentear os entes queridos.

Somente no século XVII surgiram ovos mais interessantes, como os recheados de chocolate e bombons.

A primeira fábrica de chocolates surgiu em 1819, criada por François Louis Cailler. Mas somente no século XX, em 1960, que surgiram os primeiros ovos industrializados, feitos de plástico, também recheados de bombons e chocolates.(Fonte:Brasil escola)

E eu continuei a pensar com meus botões, se são ovos  então deveria ser uma galinha, um pato, um ornitorrinco  de páscoa,algum animal que põe ovos e não um coelho!pq diaxo então um coelho? senta que la vem a história…

Na Antiguidade, os povos escolheram a lua para determinar a data da páscoa. Como o coelho era tido como um símbolo da lua, passou também a ser considerado um símbolo da páscoa.

Outra história põe sentido à tradição do coelho representar um símbolo da páscoa, uma vez que este simboliza a igreja. A igreja tem a missão fecunda de propagar os ensinamentos cristãos, a palavra de Deus, para todos os povos; sem distinção, ou seja, aumentar a quantidade de discípulos da mesma. Assim, uma grande quantidade de pessoas é representada pela fertilidade do coelho.

Ps:Anônimos,anônimas e conhecidos  do meu Brasil baronil mto obgda pelas visitas, e-mails e coments, o  suspiros e devaneios passou ontem das 17 mil visitas \o/

…ao som de Lydia!

Deixe uma resposta

